Conquistar o mercado na atual economia em que vivemos é uma luta diária de superação de falhas e conquistas de metas de crescimento audaciosas.

Assim, para superar as metas podemos afirmar que será indispensável fazer uma transformação financeira, e muitos pontos precisam ser seguidos em uma mudança organizacional.

Se você possui um cargo de alta responsabilidade como de gestor, uma das características de sua atividade é realizar alterações em regras na estrutura e fazer uma liderança transformadora.

Pode parecer fácil, no entanto, as pessoas em sua maioria não recebem as mudanças como algo positivo para o crescimento pessoal e da empresa em que trabalham.

Para que esse processo de restruturação de uma companhia avance é necessário que os colaboradores de todos os setores da empresa andem em conjunto no mesmo pensamento de mudança financeira da companhia.

Sendo assim, o caminho para otimizar o desempenho, é a iniciativa de se abrir a novos modos agir na gestão de uma empresa. Sobre as questões que envolvem uma transformação financeira é o assunto que aborda esse artigo, acompanhe mais detalhadamente logo adiante.

Sobre a transformação financeira

A tecnologia é um dos principais fatores que fizeram o universo das finanças se destacar no mundo dos negócios, são inovações e perspectivas de crescimento que agregam valor a várias áreas que não englobam apenas a área econômica já que causa um impacto muito grande em vários setores e combinação de negócios.

As inovações atingem o dia a dia de muitas pessoas facilitando serviços que antes eram de difícil acesso como é o caso do surgimento das fintechs, que facilitam abertura de contas e acesso a serviços de credito de forma rápida e eficaz.

Grande parte das transformações existentes hoje no mercado das startups financeiras são fruto de empreendedores que tiveram insights de mudança e que não aceitaram continuar com que tinham a disposição.

Encontraram uma forma de trabalhar em que todos fossem beneficiados e conseguissem usufruir da melhor forma essa nova forma de olhar para o mercado financeiro.

No entanto, para que todos sejam beneficiados por essa restruturação da forma correta é preciso que seja feito uma análise a respeito das melhores tecnologias e mais simples de se usar por parte do cliente final, e que tudo seja feito de forma a facilitar aos usuários dessa inovação na área, pois serviços morosos e de difícil acesso, o mercado já está saturado.

Os passos para  a transformação financeira

As atuais transformações no mercado financeiro modificaram a visão com a qual nos relacionamos com o mundo, e com as atuais novidades e desejos dos clientes que prezam por serviços não convencionais e de alta qualidade.

Não é uma alternativa as empresas da área de finanças continuarem passivas e não apresentar uma solução que resolva os principais problemas dos clientes que utilizam seus serviços financeiros.

Sendo assim, liderar uma transformação financeira em uma empresa é uma tarefa que precisa ser acompanhada de algumas etapas — exatamente sobre isso que vamos abordar logo adiante.

O mundo digital nas finanças

O mercado financeiro de fato sempre foi um setor conservador, por muito tempo as instituições financeiras e bancos cresceram por intermédio de um modelo tradicional, burocrático e cauteloso.

Afinal, trabalhar com dinheiro sempre foi uma função delicada e que requer muito cuidado e transparência entre os envolvidos.

O mundo em que vivemos está a cada dia mais digitalizado, e uma empresa da área financeira também é afetada por isso, o que representa um cenário de oportunidades já que a demanda é grande e o mercado é ótimo na exploração de novas tecnologias e novidades aos clientes.

As fintechs tem um grande papel nessa mudança no ambiente tecnológico, com seus serviços que facilitam a abertura de contas, ajudam na democratização dos serviços financeiros e são os pioneiros na nova realidade da era digital financeira — que atualmente é a melhor opção para muitas pessoas que prezam por serviços rápidos e eficientes.

Portanto, o consumidor quer mais que bancos tradicionais, ele procura agilidade que os serviços de internet banking trouxeram, praticidade que os apps trazem onde é possível pagar uma conta apenas apontando a câmera do celular para o código de barras, contratar serviços financeiros com um toque no celular. Por essas e outras opções é que a era digital das finanças é um evento de muita importância para a transformação financeira.

Soluções  financeiras para empreendedores

Se a sua empresa está passando por uma transformação financeira é importante focar suas atenções a um público que cresce a cada dia: os empreendedores, os motivos para disponibilizar serviços a essa persona são:

Segurança é prioridade

Um dos principais pontos nessa mudança é a preocupação com a segurança nas transações bancárias, a chamada cibersegurança trouxe desafios para o ambiente das grandes instituições financeiras com a segurança dos dados.

Com os recursos tornando-se cada vez mais digital, a proteção de dados no ambiente digital virou uma prioridade e com isso a tendência no crescimento no mercado de finanças e produtos voltados a essa área faz parte dessa nova era digital e transformação do ambiente financeiro.

Diante dessa realidade os gestores de empresas têm duas opções de cenários: continuar a disponibilizar serviços tradicionais e conservador que a cada dia que passa é esquecido por clientes ou apostar na renovação da área de tecnologia e de serviços destinados a facilitar a vida de uma nova geração que preza pela tecnologia e agilidade nas transações financeiras e serviços destinados a essa área.

Carteiras digitais

Um grande destaque de toda a transformação que acontece atualmente é a possibilidade de carregar dinheiro através de aplicativos, sim com a existência de moedas digitais como o bitcoin esses serviços já são uma realidade.

Existem aplicativos em que você deposita um determinado valor em dinheiro que pode ser pago com cartões de credito ou boleto e utiliza em estabelecimentos credenciados ou paga pessoas por seus serviços prestados.

Portanto, essa realidade é fruto da nova forma de pensar da sociedade que busca de forma incansável por novidades que facilitem suas vidas no uso de serviços bancários, já que essa troca entre uma tecnologia confiável e prática rende na economia de tempo, que é algo que não se pode perder ao usar serviços financeiros.

Gestor gostou de conhecer mais sobre transformação financeira, e como aplica-la em sua empresa? Leia mais a respeito sobre como fazer a gestão do tempo no trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *